Garantir eficiência tornou-se a palavra de ordem no sucesso de qualquer empresa, em qualquer setor de atividade. Na prática, traduz-se na capacidade de reunir as melhores condições para converter oportunidades em negócio. É isso que todos os dias a força de vendas da sua empresa procura materializar no terreno. Missão que uma concorrência aguerrida tornou mais exigente, mas que a tecnologia veio facilitar ao dar acesso a um conjunto de ferramentas que fazem a diferença na hora de fechar negócio. Se ainda não o faz, está na hora de aproveitar o poder da tecnologia para garantir a mobilidade da força de vendas de forma eficiente.
Com o advento da cloud, a generalidade dessas ferramentas deixou de estar acessível apenas a empresas com budgets mais generosos e grandes equipas no terreno. Qualquer negócio atualmente pode tirar partido de soluções disponibilizadas à medida das suas necessidades. Introduzir uma senha de acesso pode ser o suficiente para levar o escritório para o telemóvel, o tablet ou o portátil e daí para o local onde o negócio realmente acontece. Com as barreiras de acesso à tecnologia a caírem por terra, o grande desafio passou a estar sobretudo em fazer escolhas que potenciem investimentos, aumentem a produtividade, a motivação das equipas e, em última análise, as vendas.
Como é que a tecnologia pode agilizar os processos de venda no terreno, permitir que não se perca tempo em atividades de baixo valor e o foco esteja efetivamente em fechar mais negócios, em qualquer altura e lugar? Como garantir a mobilidade da força de vendas de forma eficiente?
Primeiro que tudo – Integração com o ERP é fundamental!
Uma das principais prioridades a seguir na hora de escolher soluções tecnológicas de suporte à força de vendas está na capacidade de integração com com o ERP existente – o software de gestão que representa o core do negócio. Com esse requisito garantido, a empresa não só está a munir os seus comerciais de soluções que podem ajudá-los a endereçar melhor as necessidades do cliente, como também garante os recursos necessários para acelerar, controlar e automatizar as tarefas e processos que fazem parte do seu dia a dia.
Operações de venda
Com uma solução de mobilidade da força de vendas, fornecer informações de preços e criar encomendas ou outros documentos de pré-venda, está à distância de alguns cliques num dispositivo móvel. A partir daí consegue aceder aos dados dos clientes registados no ERP, selecionar o tipo de documento que pretende criar e rapidamente despoleta um processo de venda ou devolução e respetivos documentos comerciais, que podem ser impressos através da tecnologia bluetooth ou enviados por email.
Pode também aceder à conta corrente do cliente, consultar os documentos pendentes e proceder à respetiva liquidação, total ou parcial, através de diversos modos de pagamentos, e emitir de imediato o recibo. Os recebimentos ficam automaticamente integrados no ERP, onde são desencadeados os documentos financeiros e regularizada a conta corrente do cliente.
Desta forma, na rua ou no escritório, a informação é fidedigna e está sempre atualizada.
Catálogo digital
Com uma solução de mobilidade da força de vendas, a sua equipa comercial não precisa de catálogos tradicionais de rápida desatualização e desgaste, nem sequer de rascunhos com encomendas para registar no final do dia, no regresso ao escritório. Um catálogo online dinâmico, fácil de atualizar e muito simples de usar traz uma agilidade sem precedentes. Basta um tablet e ligação à internet para que rapidamente se aceda à solução, se mostre o portfólio de produtos e se registe encomendas a qualquer hora e em qualquer lugar. O dispositivo móvel passa assim a ser o grande aliado do negócio, onde tem disponíveis os artigos registados no ERP e a informação relacionada: quer a componente de imagem quer as condições comerciais.
O catálogo digital permite assim visualizar o portefólio, navegar entre produtos, filtrar por categorias, ver detalhes dos artigos, consultar condições comerciais, ver promoções e descontos, selecionar artigos ou efetuar a leitura por código de barras, consultar o estado do limite de crédito do cliente e finalizar a proposta de venda ou encomenda. Bastam uns minutos e o negócio fica fechado! No backoffice, as notas de encomenda são registadas de imediato e os pedidos podem ser preparados para entrega. Tudo de forma rápida, sem as burocracias que impedem o negócio de crescer.
Análise dos resultados
Com uma solução de mobilidade da força de vendas, acompanha a evolução do negócio com dashboards simples, intuitivos e sempre atualizados. Saiba qual foi último produto encomendado ou o produto mais popular do seu portefólio e que gerou os melhores resultados. Verifique facilmente quem é o melhor cliente, aquele que registou o maior número de encomendas ou as encomendas com um valor mais elevado. Conheça detalhes relevantes sobre a atividade comercial e otimize-a.
Conclusão
Já não há desculpas para continuar com operações administrativas lentas, que limitam a produtividade e atrasam a satisfação das encomendas dos seus clientes. Uma solução de mobilidade da força de vendas é ideal para agilizar a atividade e acompanhar a dinâmica atual do mercado. Com ela os resultados chegam mais rápido:
- Valoriza o portefólio de produtos com um catálogo moderno, apelativo e funcional
- Regista encomendas em qualquer lugar, com integração imediata no ERP
- Diminui o tempo de resposta às encomendas dos clientes
- Rentabiliza ao máximo o trabalho da equipa comercial
- Otimiza a performance comercial e reduz o trabalho administrativo, contribuindo para aumentos da rentabilidade global
Levar a tecnologia “para a rua” juntamente com a força de vendas é manter a carteira de negócio em mobilidade, aumentar a produtividade e multiplicar os argumentos para concretizar uma venda de sucesso.
Paulo Magalhães
Executive Manager
INOVFLOW
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