Numa altura em que revitalização do setor da construção avança e ganha novo dinamismo, fica para trás uma crise que afetou todas as áreas relacionadas com o setor. Nesta nova fase é tempo de as empresas repensarem e transformarem os seus modelos de negócio para as oportunidades que emergem, otimizando os processos de gestão de obras, melhorando a capacidade e qualidade de resposta, e procurando soluções tecnológicas que permitam materializar e tornar mais competitiva a sua estratégia no mercado.
Os modelos tradicionais já não produzem os resultados que os gestores procuram e a perspicácia dos concorrentes exige que se pense no digital como elemento essencial na fórmula de crescimento.
Desde a fase de concurso até à conclusão da empreitada, o gestor e a sua equipa precisam de saber, a cada momento e em qualquer lugar, a situação real dos projetos e de cada uma das etapas envolvidas, pois só assim é possível garantir o controlo total da obra e dos recursos humanos, financeiros e técnicos envolvidos.
Adotar uma tecnologia específica para o setor da construção permite às empresas não só consegui-lo como também otimizar e automatizar uma série de processos críticos para a rentabilidade e agilidade na gestão de obras, como por exemplo:
1. Negociação
Consegue simplificar a sistematização da informação sobre as diversas fases de negociação para cada obra, projeto ou concurso, maximizando os resultados desde o primeiro contacto com o potencial cliente. Além disso, pode conhecer em detalhe a carteira de negócio, saber as razões que motivaram a perda de projetos, encontrar informação para otimizar campanhas de marketing e aceder a análises diversas sobre a performance das vendas.
2. Orçamentação
Facilmente estrutura os diversos recursos utilizados em obra, apurar com exatidão os custos de execução, acelerar o pedido de cotações e agilizar a comparação de propostas. Desta forma otimiza todo o processo ao mesmo tempo que ganha rigor e celeridade.
3. Concursos
Elabora, recebe e compara propostas com a máxima agilidade, tanto na ótica do dono da obra como do empreiteiro, eliminando tarefas administrativas morosas associadas à gestão de concursos. E se tiver acesso às propostas concorrentes, facilmente identifica pontos de melhoria e abre caminho para futuras conquistas.
4. Adjudicação
Negoceia com fornecedores de forma muito mais eficaz e acelera todo o processo de gestão de encomendas e subempreitadas. Rapidamente percebe, por exemplo, qual o peso da alteração do custo unitário de um recurso no orçamento global e qual o ganho resultante de um desconto percentual ou as consequências do aumento do custo/hora de uma categoria de pessoal.
5. Planeamento
A derrapagem de prazos é uma constante no setor da construção, pondo em causa a confiança dos clientes. Mas com um planeamento rigoroso suportado tecnologicamente e onde os processos estão todos interligados, é possível apresentar um calendário de obras exequível e realista numa perspetiva temporal e com uma gestão ao minuto.
6. Materiais
Integrando com a área logística, garante um elevado nível de controlo de stocks e um célere aprovisionamento. Assegura também um aumento de produtividade, pois acaba com operações administrativas redundantes, morosas e propensas a erro. As operações de compra são agilizadas já que pode efetuar pedidos de cotação para diversos fornecedores em simultâneo, comparar propostas e efetuar rapidamente as encomendas.
7. Controlo
Seja dono, empreiteiro ou subempreiteiro, sabe exatamente, a cada momento, a quantidade de obra realizada e a realizar, e o seu valor. Agiliza ainda a gestão de Trabalhos a Mais e a Menos e o tratamento e cálculo das retenções e deduções que incidem sobre os valores dos Autos.
8. Revisão de Preços
Ganha maior rapidez no cálculo e revisão de preços, e de acordo com a legislação em vigor. Além disso, obtém automaticamente os valores para revisão e respetivos coeficientes de atualização a partir do Plano de Pagamentos, Autos de Medição, Adiantamentos ou outros dados.
9. Manutenção
A gestão eficiente dos equipamentos impulsiona a sua rentabilidade e potencia a capacidade operacional através de uma manutenção preventiva. Uma solução tecnológica que automatize o processo, permite-lhe registar avarias onde quer que aconteçam, calendarizar intervenções nos mapas de trabalho das equipas técnicas e controlar custos.
10. Gestão Financeira e Apoio à Decisão
O controlo rigoroso dos custos e proveitos de cada obra é fundamental para uma boa gestão e envolve inúmeras variáveis, pelo que fazê-lo manualmente não é opção. Com uma solução tecnológica, consegue aceder a análises multidimensionais, mapas e relatórios em tempo real que proporcionam um conhecimento profundo de cada empreitada e permitem tomar decisões fundamentadas e em tempo útil.
Claro que não podemos deixar de referir a mobilidade. Em qualquer altura e lugar e a partir de qualquer equipamento, é preciso ter acesso à informação porque o negócio não pára, especialmente numa área que envolve muito trabalho no exterior. Assim, diretamente na obra, pode por exemplo elaborar Autos de Medição, adicionar contratos, afetar novos recursos e registar tempos, efetuar requisições internas e transferência de materiais entre armazéns, devolver materiais e efetuar estornos aos fornecedores. Já imaginou as vantagens que traz?
Tudo isto pode ser materializado com o PRIMAVERA Construction.Além de garantir o acompanhamento total do ciclo de vida da obra, assegura uma integração plena com o software de gestão e módulos que o compõem. Com várias implementações de sucesso no setor da construção (sugerimos a leitura do Caso de Sucesso da Tecniarte), a INOVFLOW tem as competências e a experiência necessárias para ser o seu parceiro tecnológico e de consultoria.
E até 30 de junho, para incentivar a transformação digital neste setor, tirando o máximo partido do momento positivo atual, está em vigor uma campanha com desconto de 30% no PVP do PRIMAVERA Construction. Vai perder esta oportunidade? Entre em contacto connosco para mais informação ou para marcação de uma demonstração.
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Paulo Gonçalves
Project Manager
INOVFLOW
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