O mercado está num ponto de viragem, no qual as estratégias digitais corretas assumem-se como diferenciadoras e uma fonte de vantagem competitiva, pois a tecnologia para realizar negócios digitais está disponível para qualquer pessoa. Foi com esta premissa e através da sua base de clientes por todo o mundo que a Equinix desenvolveu perceções exclusivas sobre os principais fatores que potenciam o sucesso das empresas na economia digital e escolheu as cinco principais áreas onde prevê mudanças estruturais durante este ano:
5G
O 5G traz consigo possibilidades infinitas em termos de transformação digital, especialmente num mundo conectado através da IA e da IoT. Para atingir a alta densidade de rádio necessária para o 5G, os operadores tentarão otimizar os seus custos através do recurso ao open-source e à virtualização. Isto irá abrir o caminho para a implementação de arquiteturas Edge que permitam, através da cloud, operar diversos emissores, por meio de software de rede virtualizado. Deste modo, prevê-se o aumento de investimento na reforma das infraestruturas existentes e na construção de novas infraestruturas Edge, bem como em inovação e redes wireless virtuais, para otimização do desempenho e custos.
Arquiteturas de Inteligência Artificial distribuídas
A presença crescente da IA nos negócios e na vida social aumentará de forma exponencial a utilização dos dados. As empresas entrarão no reino das arquiteturas de IA distribuídas, fisicamente mais próximas da origem dos dados, embora as arquiteturas de IA de primeira geração tenham sido historicamente centralizadas.
Blockchain
Os investimentos em blockchain estão a crescer a um ritmo de 73%, com um gasto total projetado de 11,7 mil milhões de dólares até 2022, de acordo com a IDC. Para a Equinix as empresas começam progressivamente a participar em várias redes de blockchain (por exemplo: segurança alimentar, serviços financeiros, transporte global de contentores), criando assim uma rede de redes.
Este ano, o desempenho do blockchain irá tornar-se um requisito mais importante dentro do espaço corporativo, impulsionado pela necessidade de acomodar mais do que simples dados de transações, ou como um elemento de aplicações que requerem elevado desempenho em tempo real e a ligação a outras fontes de dados.
Privacidade dos dados
Muitas empresas e fornecedores de SaaS estão a implementar “miniclouds”, a fim de aderirem aos requisitos locais de residência e conformidade dos dados. Procuram, por isso, arquiteturas distribuídas de gestão de dados, para que possam gerir de forma coerente essas “miniclouds”.
Cloud
As empresas estão a aceder a soluções de SaaS, IaaS e PaaS de vários fornecedores, e a Equinix prevê que 2019 será o próximo nível de desafios associados às abordagens de cloud híbrida e multicloud. A Equinix acredita que as empresas terão dificuldade em expandir os seus perímetros de segurança, enfrentando problemas de integração e gestão, à medida que procuram arquiteturas multicloud híbridas. Estas tendências apontam para a necessidade de capacitar a segurança, análise e intercâmbio de dados nas proximidades da cloud, de modo a assegurar um fluxo transfronteiriço de dados perfeito – e o parceiro de interconexão adequado pode ajudar as organizações a navegar na complexidade da cloud.
E a sua empresa, como está a adaptar-se à transformação tecnológica?
A INOVFLOW orgulha-se de poder apoiar a transformação tecnológica do seu local de trabalho e dispõe de soluções que facilitam e agilizam a passagem para uma estratégia direcionada para o futuro.
Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
Comments are closed.