O Centro Nacional de Cibersegurança lançou um alerta onde comunica que se tem verificado um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft. Estes telefonemas têm como objetivo o roubo de informações e/ou ataque de ransomware.
As vitimas são incentivadas a instalarem programas maliciosos no seu computador, com a intenção de roubar informações e/ou cifrar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate. Estes falsos “funcionários” da Microsoft também tentam aceder a detalhes dos cartões de crédito das vítimas, sendo que para o efeito, induzem-nas a instalar software malicioso, de forma a conseguirem remotamente aceder a dados sensíveis.
Se for vítima deste tipo de ataque, o CNCS recomenda a não dar resposta a género de contacto muito menos, fornecer qualquer tipo de informação pessoal e que apresente sempre queixa às autoridades competentes.
Como se proteger
- As empresas não fazem telefonemas oferecendo-se para reparar um computador sem que houvesse uma solicitação por parte do utilizador. Se receber esta chamada, considere-a suspeita e não dê nenhuma informação.
- As companhias também não enviam informações sobre as atualizações de segurança a não ser que o utilizador tenha pedido para recebê-las. Se não é este o caso, não abra a mensagem.
- A Microsoft não pede dados de cartão de crédito para validar cópias do Windows. Se estes dados forem pedidos, não forneça.
- Se lhe ligarem para oferecer alguma coisa, pergunte se há algum custo. Se a resposta for afirmativa, desligue o telefone.
- Nunca dê o controle do computador a uma terceira pessoa, a não ser que tenha a certeza absoluta de que é seguro e que a pessoa representa uma empresa.
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