As pressuposições sobre o que é ou não possível alcançar, baseadas nas tecnologias do século passado, já não são válidas no mundo digital. Como ultrapassar então, o actual mind-set para encontrar as oportunidades que a tecnologia digital possibilita?
As empresas que lideram a utilização de tecnologia digital, distinguem-se pela sua clareza de visão e por encararem o digital como uma oportunidade transformacional e não apenas como um desafio tecnológico. Temos, portanto, que reinventar os negócios por meio da transformação digital, no entanto, George Westerman no livro “Leading Digital” afirma: – “A tecnologia muda depressa, mas as organizações mudam muito mais devagar.”
O investimento em processos no contexto digital pode não constituir uma prioridade para algumas empresas, especialmente se enfrentam desafios de viabilidade ou consolidação, visto não se tratar de uma estratégia que prometa resultados de retorno a curto-prazo. No entanto, a tendência face às novas oportunidades que se avizinham é incontornável e as expectativas abrem-se apenas a quem compreender o rumo prometido.
Vamos então analisar os clássicos dois princípios dos modelos de negócio tradicionais:
1 – Os nossos clientes valorizam a interação humana.
Então porque será que, no outro dia, fui a um restaurante fast-food e embora existissem colaboradores nas caixas disponíveis a atender, vi clientes deliberadamente a escolher as caixas de pagamento self-service?
Talvez porque nem todas as interações que envolvem pessoas são realmente valiosas para os clientes. Quando as pessoas servem, simplesmente de interface ou de veículo para customização de serviços, os clientes podem entender que é mais conveniente a interação com máquinas.
2 – A estratégia que nos conduziu ao sucesso no mundo físico também é válida no ambiente digital.
Desde o espalhar uma campanha através do Porta-a-Porta ou uma simples conversa social – muitos negócios expandiram-se assim. No entanto, a balança indica-nos o Um-Para-Um físico e depois o Um-Para-Milhões digital atingido pelas redes sociais, em que o tempo de investimento inicial, é o mesmo. Por isto e por se “Tempo é Dinheiro” e nós estamos cá para crescer e atingir metas mais ambiciosas, qual será a escolha mais lógica?
Nunca descredibilizando os métodos tradicionais pois estes resultaram e podem continuar a resultar, no entanto é importante existir uma flexibilidade nas mentalidades e o início de uma adaptação necessária no que será as necessidades futuras. No assunto de transformação digital, nada é linear e cada negócio tem as suas particularidades e por isso cada empresa tem de encontrar a sua forma especifica de transformar as tecnologias digitais numa experiência personalizada e que vá de encontro com as expectativas dos clientes.
Desde a identificação, diagnóstico, desenho de soluções, avaliação de impactos a múltiplos níveis, assim como de apoiar na respetiva mudança organizativa, é necessário um alcance de competências muito vasto que por vezes as empresas não têm ou não está disponível para aplicar todas as transformações necessárias por deverá recorrer a um parceiro com uma vasta experiência em diversos setores de mercado e expertise nas diferentes áreas da sua organização.
A INOVFLOW como PRIMAVERA Premium Partner, Microsoft Silver Partner e RD Partner é um parceiro 360º pois disponibiliza um conjunto de soluções na vertente ERP, Segurança, IT e Marketing Digital, através de uma equipa de profissionais capacitada e com um know-how de mercado assim como, vários anos de experiência em soluções software.
Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
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