A transformação digital caminha no sentido em que estudos preveem que o número de utilizadores de email esteja a chegar aos 3 biliões. Sendo que geralmente é comum existir a errada associação que email marketing é semelhante a spam, no entanto, existe uma grande diferença entre estas duas técnicas: a permissão de quem recebe o email.
No email marketing, os emails são enviados com o consentimento do utilizador da conta e existe a opção de cancelar o envio destes, ou seja, no email marketing a pessoa quer receber os seus emails, o que significa uma audiência interessada no que é exposto no email. No spam, os emails são enviados a milhares de utilizadores sem a devida permissão, o que segundo a nova lei do RGPD, já é fortemente penalizado e ilegal.
Obviamente, criar uma grande lista de emails com pessoas interessadas demora o seu tempo, mas existe cada vez mais técnicas que podem ajudar a agilizar o processo e são inúmeras as vantagens.
De seguida, apresentamos algumas das vantagens do email marketing:
Visibilidade
Concordamos que hoje em dia possa existir uma preferência pelo diálogo através do Facebook, Lindekin e outras redes. Porém, é importante destacar que nem sempre as pessoas irão ver os seus posts, por culpa de algoritmos. No caso do email, consegue-se sempre ter uma previsibilidade da entrega do email. Selecionou 1, 10 ou 1000 emails, serão 1, 10 ou 1000 emails entregues. A não entrega de algum email que seja, diz respeito a problemas técnicos, fora isso, tem sempre a certeza da entrega dos seus emails.
Segmentação
Quando uma pessoa se inscreve para receber os seus emails, pode sempre pedir informações adicionais para mandar emails diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.
Inúmeras possibilidades de formatos
Quando se traça uma estratégia digital, umas das preocupações é adaptar a nossa mensagem ao canal na qual ela será propagada.Ao escolhermos uma rede social, estamos cientes que teremos que abrir mão de alguns recursos. Já o email é um campo propício para explorar a criatividade, pois em um corpo de email, temos a liberdade no uso de imagens, vídeos, gif e tantos outros artifícios.Obviamente, a escolha da linguagem e formatação textual depende de sua persona.
Agilidade
Hoje em dia já pode enviar milhares de emails em segundos, e também é muito fácil medir o resultado da sua campanha de email marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por email, por exemplo.
Boa relação custo X benefício
O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha de email marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.
Apesar de todas as novas ferramentas digitais de comunicação, o e-mail marketing continua a ser uma das mais rentáveis em Marketing Digital. Para o seu sucesso é crucial uma estratégia bem estruturada, uma base de dados o mais segmentada possível e uma mensagem ajustada e que proporcione valor ao target pretendido e como tal em qualquer projeto, o serviço de Marketing Digital da INOVFLOW pode ser fornecido numa perspetiva de 360º, desde a consultoria até à implementação e apoio contínuo.
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