O atual cenário económico mundial veio trazer desafios acrescidos ao tecido empresarial.
Tornou-se ainda mais crítico encontrar novas formas de ganhar agilidade, robustez, competitividade e eficácia no dia-a-dia. Ao permitir uma gestão a 360º e holística de todas as áreas do negócio, um ERP (Enterprise Resource Planning) é um aliado incontornável nos dias que correm.
E com questões prementes como o domínio do digital, do trabalho em qualquer lugar, da proteção dos dados, da centralização da informação e da necessidade de reduzir custos, qual o modelo mais indicado? Será que vale efetivamente a pena mudar para a cloud?
É esse o foco do nosso artigo de hoje.
ERP na nuvem… de que falamos nós?
Enterprise Resource Planning, ou simplesmente ERP, é um sistema de gestão empresarial que unifica e integra as informações e processos dos diferentes departamentos de uma organização, ligando todas as peças do seu puzzle: desde as atividades comerciais e de marketing, até às compras e inventário, gestão contabilística e financeira, ativos e recursos humanos.
Um ERP na nuvem (ou ERP SaaS – Software as a Service) está disponível onde e quando for necessário. Assim, sempre que precisar de dados atualizados sobre o negócio seja para definir preços, avançar com uma nova contratação ou, simplesmente, suportar reuniões de trabalho, a informação estará ali, à distância de um clique.
Então quais serão afinal as grandes diferenças entre ter um ERP tradicional e um outro na nuvem ao mudar para a cloud?
A instalação…
…que no caso do ERP tradicional deverá ser assegurada no servidor e em hardware próprio da empresa, enquanto o ERP na nuvem não necessita de instalação local.
A equipa especializada…
…que deverá existir sempre que o ERP tradicional é uma opção, para garantir que o sistema funciona sem problemas. No caso do ERP na nuvem, a empresa não tem de se preocupar com qualquer tipo de manutenção ou atualização podendo alocar mais recursos ao core do seu negócio.
O armazenamento…
…que deve ser tido sempre em conta. Na realidade, com o volume de informação gerada diariamente é necessário conseguir dar uma resposta rápida e, ao mesmo tempo, guardar os dados ao longo de vários anos.
Um ERP local armazena as informações no próprio hardware da empresa, exigindo um investimento na expansão dessa memória; por seu lado, um ERP na nuvem guarda as informações em servidores externos, garantindo a preservação e proteção dos dados sem maiores preocupações para o gestor.
Mudar para a cloud… sim ou não? Sim!
Se ainda existem dúvidas relativamente às vantagens asseguradas por um software de gestão na nuvem, a verdade é que os argumentos que este abraça, são suficientemente fortes para as dissipar:
Maior flexibilidade e controlo de custos
Optar por um ERP na cloud significa que o custo inicial é mais baixo já que não se torna necessário implementar toda uma vasta infraestrutura tecnológica que lhe dê suporte.
Por outro lado, apenas investe naquilo que realmente utiliza a cada momento, existindo um importante equilíbrio entre o que é gasto e o que é consumido. Podendo facilmente escalar e evoluir ao ritmo das necessidades, quer em termos de número de utilizadores quer de funcionalidades.
Isto é particularmente crítico para as PMEs, democratizando o acesso a soluções avançadas e robustas independentemente da sua dimensão, e ganhando toda a flexibilidade para ajustar os recursos à realidade do dia a dia.
Acesso a atualizações automáticas e nível de serviço superior
Ter os sistemas a correr sempre as mais recentes versões, sem conflitos, problemas de integração ou falta de suporte são preocupações constante dos departamentos de TI.
No caso do ERP na cloud, deixam de existir já que as atualizações são automáticas e ficam a cargo do fornecedor do serviço. Ganha total tranquilidade quanto ao acompanhamento permanente e atempado da evolução legal, fiscal e tecnológica. E com um nível de serviço superior.
A operacionalidade do sistema fica assegurada sem precisar de ter técnicos alocados in-house – um investimento que se torna incomportável para empresas mais pequenas.
Segurança garantida
As informações relativas ao ERP na nuvem são armazenadas online, garantindo-se total segurança contra roubo e acessos indevidos. O fornecedor do serviço assegura todas as vertentes em matéria de proteção e integridade dos dados.
Por outro lado, com políticas de backup automático e disaster recovery a continuidade do negócio nunca fica comprometida.
Mais e melhor mobilidade
Numa altura em que o trabalho remoto faz parte das rotinas de todos nós, o ERP na cloud ganha toda uma nova dimensão e abrangência.
Na realidade, ter o sistema na nuvem permite expandir o negócio sem limites, adaptá-lo rapidamente a novas realidades, sem necessidade de implementar hardware ou software em localizações remotas, sem preocupações de acesso aos dados, sempre com máxima segurança e desempenho.
Gostaria de saber como podemos ajudar a sua empresa?
Mudar para a cloud é a resposta certa ao novo paradigma que enfrentamos, à nova forma de fazer negócios, ao novo ritmo de trabalho, ao novo “normal” que agora se instalou.
É, acima de tudo, a escolha certa para empresas de qualquer tamanho, que têm aqui uma porta aberta para a modernização, rentabilidade e melhoria do seu negócio.
Ao adotarem um ERP na cloud tornam-se mais eficientes, flexíveis e produtivas, seja qual for o contexto. É isso que permite o PRIMAVERA V10.
Como PRIMAVERA Premium Partner, a INOVFLOW conta com uma equipa de consultores especializados para apoiar a sua empresa ao longo de toda esta jornada. Mudar para a cloud ao mesmo tempo que usufrui do ERP do futuro. Vamos falar?
Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
Descubra o nosso eBook ERP PRIMAVERA
Ao longo deste eBook vamos aprofundar a tecnologia base que nenhuma empresa se pode dar ao luxo de prescindir para vingar no mercado: o software de gestão como motor do crescimento e ligação das diferentes peças do negócio.
Artigos relacionados:
Chegou a hora de trocar de ERP ou de parceiro PRIMAVERA?
Como escolher a melhor solução ERP para o meu negócio?
Paulo Gonçalves
Project Manager
INOVFLOW
Comments are closed.