Na larga maioria das empresas já existe um sistema ERP em funcionamento. Não importa se estamos a falar de grandes ou pequenas e médias empresas, quase todas contam com esta útil ferramenta para gerir e controlar o seu negócio.
Mas a pergunta impõe-se: será que chegou a hora de trocar de ERP? A verdade é que pode já não corresponder às necessidades, às mudanças no mercado, às especificidades existentes ou à evolução tecnológica.
Assim sendo, é crítico agir e não protelar uma situação que está a impactar a eficiência e a não permitir aproveitar todas as potencialidades que um ERP pode oferecer.
De olho nos sinais de alerta
Existem quatro fatores que indicam que a decisão de trocar de ERP é a mais acertada, e aos quais deve prestar a máxima atenção.
- Dificuldade em utilizar o sistema e funcionalidades obsoletas
Os primeiros sinais de que algo não está bem são dados quando o software de gestão não é intuitivo.
Uma realidade que afeta a produtividade da equipa, com os colaboradores a gastarem muito mais tempo do que seria desejável para executar as suas tarefas.
O trabalho também poder ser muito agilizado quando as funcionalidades não são obsoletas. Será que o seu ERP acompanha tendências como a Inteligência Artificial, Advanced Analytics, Cloud, IoT e Mobilidade?
- Incidência de erros, problemas de compatibilização e maior necessidade de manutenção
Dependendo dos anos que já tem, o ERP pode apresentar uma série de pequenos erros, obrigando a repetidas paragens para manutenção e custos elevados/crescentes.
Por outro lado, as obrigações fiscais e laborais são atualizadas com frequência. Qual o grau de complexidade em considerá-las?
- ERP não é compatível com a visão do negócio
Toda as empresas evoluem e o ERP deverá também acompanhar essa evolução. E muitas vezes a ferramenta escolhida originalmente não tem robustez nem escalabilidade para tal. Uma situação que se torna mais evidente sempre que são implementados novos processos ou são necessárias novas integrações ou até novos tipos de relatórios ou inclusão de novas áreas de negócio.
- Deixa de haver um controlo e proteção eficaz de toda a informação
Este é, realmente, um problema mais grave já que poderá afetar a segurança e a integridade dos dados. Aqui torna-se muito urgente tomar uma ação.
E se o meu parceiro tecnológico não responder?
A questão não é apenas a tecnologia. Se está satisfeito com ela, e o problema for o nível de serviço prestado pelo parceiro tecnológico, impõe-se outra pergunta: será que chegou a hora de trocar de parceiro?
A resposta depende de uma série de fatores, mas, desde logo, sabemos que o sucesso de qualquer implementação está muito relacionado com o nível de serviço ao longo de toda a jornada: das reuniões iniciais de levantamento de requisitos ao acompanhamento posterior. Isto faz toda a diferença.
O parceiro tecnológico deve fazer o correto diagnóstico à situação atual, sugerir as otimizações a fazer nos processos, conhecer as particularidades do setor, sugerir a melhor solução, implementar as customizações e integrações necessárias, formar os utilizadores e prestar o posterior acompanhamento e suporte.
Sempre com uma atitude proativa e consultiva, e uma capacidade de entrega ímpar. Para que o investimento traga efetivos resultados e a solução evolua com o negócio, numa abordagem de melhoria contínua para responder a cada momento às suas necessidades.
Trocar de ERP… e de parceiro PRIMAVERA!
Se acredita que é chegada a hora de trocar de ERP e/ou de parceiro, saiba que a INOVFLOW tem o que precisa para garantir uma solução e um serviço de excelência.
O Cliente está no centro de tudo o que faz, conta com uma equipa de profissionais com elevado know-how técnico, funcional e de negócio, e foca-se no alinhamento total entre a tecnologia e o negócio.
Com nove anos de experiência no desenvolvimento de projetos PRIMAVERA (atingindo o mais elevado estatuto da parceria: Premium Partner), a INOVFLOW aloca um consultor a cada Cliente para garantir uma verdadeira relação win-win e a total correspondência entre os desafios e os entregáveis.
O seu sistema de ERP e/ou o seu parceiro atual estão à altura destas premissas? A INOVFLOW está. Fale connosco e explicamos-lhe como podemos caminhar lado-a-lado.
Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
Descubra o nosso eBook ERP PRIMAVERA
Ao longo deste eBook vamos aprofundar a tecnologia base que nenhuma empresa se pode dar ao luxo de prescindir para vingar no mercado: o software de gestão como motor do crescimento e ligação das diferentes peças do negócio.
Artigos relacionados:
Como escolher a melhor solução ERP para o meu negócio?
ERP tradicional vs ERP na nuvem: Porquê mudar para a cloud?
Paulo Gonçalves
Project Manager
INOVFLOW
Comments are closed.