A transformação digital está em marcha e os desafios são muitos e variados. A disrupção criada pelas novas tecnologias coloca em causa os processos de tratamento de dados tradicionais, com a produção de informação a multiplicar-se por uma infinidade de dispositivos e canais.
Entrámos num novo contexto de informação em que as empresas estão cercadas de dados por todos os lados e o momento de capitalizarem o seu potencial chegou.
Descubra o poder de uma solução de Business Analytics.
Novo paradigma da informação
Para se posicionarem nesta era da informação, as empresas têm de definir a melhor forma de centralizar, controlar, recolher e analisar estes dados, quer com ferramentas adequadas quer com equipas competentes na construção de modelos de análise.
Os investimentos começam a surgir e os gestores fazem-nos porque já existe a perceção do acréscimo de valor que é criado quando se consegue extrair conhecimento do negócio e dos comportamentos dos stakeholders envolvidos.
A perceção de que é possível otimizar e rentabilizar processos operacionais e de criação de mais-valias através da informação é um facto assumido.
Conhecimento maximiza resultados
Este processo passa pela adoção do Business Analytics enquanto parte essencial de um ambiente propício à obtenção de valor, ou seja, um ambiente que inclua tecnologia, profissionais especializados e total conhecimento do negócio.
Os dados por si só pouco valem, é preciso saber o que fazer com eles em proveito da empresa!
Há razões para estar melhor informado
Para conseguirem superar os desafios de gestão e resiliência competitiva atuais, bem como corresponderem a uma base de clientes mais informada e exigente, os gestores devem assim apostar numa solução de Business Analytics.
Uma solução de Business Analytics é um sistema que recolhe, estrutura e correlaciona dados provenientes de diferentes fontes, transformando-os em informação de enorme valor acrescentado para a tomada de decisão.
Existem inúmeras razões para investir numa solução de Business Analytics. Neste artigo destacamos 5:
1. Os dados estão em todo lado
Os dados estão a crescer a um ritmo acelerado, a cloud, o big data, a mobilidade e a Internet das Coisas estão a dar um importante impulso à produção de dados, que deixou de estar centralizada para se propagar, como se de um vírus se tratasse.
Hoje em dia cada pessoa é uma fonte de dados importante em qualquer área e, da mesma forma os objetos que outrora eram inertes produzem eles próprios um conjunto de dados imensurável, que se for bem analisado e aproveitado poderá proporcionar muito valor para o crescimento do negócio de qualquer organização.
2. Nem todos os dados contam
Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam nesta era da informação é a qualidade dos dados e saber quais poderão acrescentar valor à estratégia de negócio. Há processos que deverão ser definidos e boas práticas que deverão ser seguidas.
Os gestores têm de fazer uma avaliação que lhes permita identificar os pontos fortes e fracos da organização assim como as oportunidades onde se poderá investir para melhorar a qualidade dos dados.
Saber separar o trigo do joio é importante para que o conhecimento produzido a partir da informação seja fidedigno e as análises corretas.
Com os dados no sitio certo e uma solução de Business Analytics as empresas posicionam-se para melhorar e otimizar os processos de negócio chave.
Uma estratégia de informação que tenha como fim gerar conhecimento para o negócio permite que os gestores não só conheçam efetivamente a história e a situação real da empresa, mas também que a utilizem para sustentar as suas decisões futuras.
3. Eficiência de recursos
Nos processos tradicionais de recolha e análise de informação muitos dos dados acabam por ser incorporados em relatórios que não espelham a realidade do negócio, ou a eficiência da estratégia de go-to-market da empresa.
Esta ineficiência na organização dos dados pode custar perdas para a empresa e muito desperdício de recursos que poderiam estar canalizados para o que realmente importa, o negócio.
Quanto vale para o gestor ter a informação sobre as áreas Financeira e de Contabilidade, Marketing e Vendas, Gestão de Materiais, Operações e Produção e Recursos Humanos à distancia de um clique e num ecrã intuitivo? Esta é a chamada “million-dollar question”.
O valor de perceber as mensagens subliminares escondidas atrás dos números da atividade é imensurável.
Os gestores que até aqui demoravam dias a conciliar informação e a analisar relatórios encontram nas soluções de analítica um precioso aliado da gestão a todos os níveis, uma vez que estas ferramentas sustentam igualmente um fluxo de informação e comunicação que permitirá monitorizar performances, uniformizar processos e antecipar tendências.
Tomar decisões em tempo útil e com base em informação fidedigna e rigorosa é a base para o crescimento sustentável de qualquer negócio.
4. A informação é para todos
Numa organização, as necessidades de informação são dispares e variam em função dos vários perfis existentes.
Uma solução de Business Analytics permite que a informação chegue a todos e de forma adaptada, desde a gestão de topo aos perfis mais operacionais.
Os vários perfis poderão também disponibilizar novas perspetivas de análise que tenham criado ou que a própria organização estruture e distribua em sintonia com a sua própria dinâmica de negócio.
Da mesma forma, aceder à informação proporcionada por ferramentas de analítica para além dos limites do escritório (em qualquer altura, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo) é hoje imperativo e confere dinâmica aos fluxos de conhecimento que se valorizam em tempo real.
5. Estar um passo à frente da concorrência
Ao conhecer cada canto do seu negócio e cada reação do mercado, os gestores terão uma vantagem competitiva de peso que lhes permitirá marcar pontos na corrida concorrencial agressiva que se disputa um pouco por todos os mercados.
A analítica está a impor-se nas organizações como uma necessidade e os gestores não podem ignorar o seu potencial enquanto vantagem.
A partir dos dados armazenados em sistemas já existentes, o Business Analytics proporciona um conhecimento do negócio sem precedentes, transformando ilhas de dados em informação de negócio de elevado valor acrescentado para a tomada de decisões.
Esta plataforma tecnológica permite aliar o profundo conhecimento do negócio à experiência e filosofia de gestão, resultando num enorme potencial de superação das metas de negócio estabelecidas e de previsão da evolução dos mercados e das tendências de consumo.
Como podemos ajudar a sua empresa?
Com a solução PRIMAVERA Business Analytics, em que a INOVFLOW é especialista, o conhecimento do negócio é colocado em primeiro lugar na lista de prioridades da gestão, permitindo que as decisões sejam sustentadas na interpretação dos dados que o negócio envia e, consequentemente, sejam mais assertivas no cumprimento dos objetivos traçados.
Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
Descubra o nosso eBook Business Analytics: Informação para Ação
Neste eBook irá ficar a conhecer tudo o que precisa de saber para potenciar a informação existente na sua empresa e tomar melhores decisões: os fundamentos, as capacidades, os modelos, a tecnologia e a aplicabibilidade da analítica como suporte ao negócio.
Artigos relacionados:
Business Analytics – as 5 vantagens do ajudante de negócios perfeito
Como analisar as vendas para tomar decisões rápidas e acertadas?
Paulo Gonçalves
Project Manager
INOVFLOW
Comments are closed.