A continuidade do negócio é um tema central para qualquer organização. A indisponibilidade de um serviço – mesmo que por um pequeno período – pode ter um efeito devastador na empresa.
Sejam que horas forem, Natal ou fim de ano, o negócio deve estar sempre a funcionar. A continuidade dos negócios em IT refere-se à garantia de manutenção dos negócios ou a retomá-los rapidamente no caso de um grande incidente, seja causado por um incêndio, desastre natural, falha de fornecimento elétrico, de conectividade ou ataque malicioso por cibercriminosos.
Uma grande pandemia, por exemplo, não fazia parte dos riscos clássicos considerados, mas foi o maior desafio que as empresas de todo o mundo (das quais podemos destacar as do setor de IT) em 2020 e em 2021. Estar preparado para o inesperado parece ser o que agora se espera da a maioria das organizações. O negócio das empresas – das grandes às pequenas – não sobrevive sem fornecimento. Um só minuto de indisponibilidade pode ser catastrófico. Assim é imperativo construir soluções de infraestrutura resilientes, a toda a prova, com um uptime de 24 sobre sete, 365 dias por ano.
Depois de um período onde a continuidade das operações das organizações de todo o mundo foi posta à prova, a maturidade do mercado nacional de business continuity teve, obrigatoriamente, de mudar.
Quando começou a pandemia, muitas empresas da área de IT foram forçadas a rapidamente implementar sistemas para poder responder a um plano de continuidade de negócio onde todas as pessoas já podiam trabalhar e ter acesso aos recursos a partir de casa. Algumas empresas pararam nestes sistemas que já foram implementados, mas algumas organizações continuam a desenvolver este plano de continuidade de negócio para duas variáveis: um para processos e outro para componentes. Nos processos, estão a desenvolver todos os processos necessários para poderem desenvolver ou realizar negócios; nos componentes, já estão a identificar tudo o que é necessário – como telecomunicações ou servidores – para responder aos processos necessários para o negócio poder continuar.
Do ponto de vista da cibersegurança, quando falamos de business continuity procura-se assegurar, acima de tudo, que se reduza o risco de ciberataques debilitantes para a continuidade dos negócios. Nos últimos anos, e não só por causa da pandemia, vemos uma evolução muito grande, principalmente porque os ataques acabam por ser mais badalados e dão mais awareness aos decisores que, antes, eram as pessoas que mais dificilmente entendiam que era necessário fazer este investimento. Efetivamente, este período pandémico que temos enfrentado tem gerado uma maior consciência no mercado português para a necessidade de prevenção para garantir que os seus negócios não deixam de funcionar, independentemente dos possíveis imprevistos. Contudo, este grau de awareness para o business continuity é bastante distinto de empresas para empresas, por vezes até dentro das próprias organizações. Isto revela que o processo de transformação digital dos negócios em Portugal continua a diferentes velocidades, sendo que, por isto, revela-se necessário uma maior literacia digital nas nossas organizações.
A estratégia
Naturalmente que, para existir continuidade de negócio nas empresas é preciso existir uma estratégia implementada para que as empresas não parem. A nossa sugestão para que possam dar um passo em frente neste sentido é, primeiro, simular, analisar, prever e desenhar. Simular e analisar todo o impacto que pode ter no negócio a quebra de serviço, prever o que vai acontecer à empresa se isso acontecer e depois, a partir daí, desenhar soluções e arquiteturas e formas de contornar esses impactos e essas análises mais negativas que tiver. Para assegurar que esta estratégia de business continuity seja o melhor delineada possível, será necessário procurar ajuda junto de entidades que tenham experiência em continuidade de negócio.
O Azure Backup, por exemplo, é uma destas soluções de cópia de segurança como serviço simples e económica que expande ferramentas testadas e aprovadas no local através de ferramentas diversificadas e poderosas na cloud. Garante proteção para os dados dos clientes, estejam estes onde estiverem: no datacenter da empresa, em sucursais ou filiais distantes ou na cloud, sempre com a flexibilidade necessária face aos requisitos únicos que cada um destes cenários apresenta.
Por isso é tão importante ter uma equipa do seu lado, experiente neste tipo de infraestruturas de IT focadas em business continuity, que se saiba adaptar às necessidades do seu negócio e que esteja disponível para dar suporte sempre que necessário.
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Duarte Silva
IT Business Manager
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