Já sabemos a relevância dos colaboradores numa empresa, são o ativo mais importante e, nos dias de hoje, já não podem ser só mais um número, as empresas devem apostar numa estratégia people-centric. Todas as organizações são feitas de pessoas, e com colaboradores motivados e felizes, a produtividade e os resultados sobem exponencialmente.
Por isso mesmo é fundamental garantir a felicidade das pessoas no trabalho, leva a altos níveis de motivação e de fidelização para com a empresa. As pessoas são o espelho de uma organização. São elas que desenvolvem e promovem o negócio em contacto com os stakeholders e é fundamental definir uma estratégia para que se alcance um maior envolvimento dos colaboradores.
As pessoas devem estar no centro da cultura organizacional, a estratégia deve estar focada nos colaboradores e adaptada às exigências do mercado de trabalho de hoje e do futuro.
Partilhamos alguns passos para melhorar a sua estratégia people-centric.
Tenha sempre em mente o acompanhamento e comunicação
As pessoas gostam de ser ouvidas, de passar e de receber feedback. Hoje, já não se aplica o conceito de ‘’trabalhar para aquilo que me pagam’’. Os colaboradores querem e procuram mais, para evoluir, crescer e aprender diariamente.[rml_read_more]
Por isso, é importante que as empresas criem uma cultura onde exista abertura para os colaboradores partilharem ideias, o que sentem e como querem evoluir. Mas também é fundamental que se crie a cultura do feedback dos líderes, que partilhem com os colaboradores o que corre bem, menos mal e próximos passos para continuarem a evoluir.
Reforce e melhore diariamente a cultura da sua empresa
Promoção de confiança, de abertura e foco nas pessoas – este é o primeiro passo para reforçar a cultura organizacional. É fundamental conhecer os colaboradores e aquilo que procuram para a sua vida profissional e pessoal para melhor direcionar as estratégias de reforço.
Para isto, é preciso falar com os colaboradores, através da comunicação interna, e perceber como é que o clima organizacional afeta os colaboradores com as respetivas melhorias.
Melhore a experiência do colaborador
Reter e captar a atenção dos colaboradores é tão importante como os resultados de uma empresa. O conceito de ‘’Guerra por talentos’’ de Steven Hankin mostra-nos a dificuldade dos dias de hoje da contratação, e para contrariar a tendência e reter os colaboradores é fundamental promover uma boa experiência do colaborador.
Partilhamos algumas ideias: organize eventos e teambuildings que promovam uma boa relação entre as pessoas; melhore o ambiente de trabalho; promova oportunidades de carreira; invista num onboarding memorável; promova formações e invista no know-how dos colaboradores.
Dedique o seu tempo às suas pessoas
As sugestões que partilhamos em cima são facilmente realizadas, mas é preciso garantir que a equipa de recursos humanos consegue dedicar o seu tempo para desenvolver e melhorar a estratégia people-centric.
Com a tecnologia aliada à produtividade é possível ganhar tempo e dedicar-se ao que realmente importa numa empresa, as pessoas. A transformação digital nos dados e processos mostra-nos mesmo isso: é possível automatizar tarefas administrativas e encurtar alguns passos nos procedimentos.
A solução cloud ROSE People vem impulsionar a agilidade e produtividade dos recursos humanos, com processos e comunicações automatizadas, garantindo toda a transparência nas informações com os colaboradores.
Como Primavera Premium Partner e com uma carteira de centenas de clientes nos mais diversos setores de atividade, o nosso lema é “Juntos para o Futuro” e com os nossos clientes procuramos inovar e alavancar a transformação digital para alcançar os melhores resultados, com a melhor tecnologia.
Na INOVFLOW temos uma equipa com o know-how, qualificação e conhecimento necessários para inovar e responder às necessidades das empresas atuais, em vários setores de atividade.
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