Conta-nos a fábula da cigarra e da formiga a importância do planeamento, preparação e conhecimento do negócio no passado e futuro.
Relembramos a história: era uma cigarra, que vivia no bosque, sempre a saltar e cantar, sem se preocupar com o inverno que aí vinha. Encontrou uma formiga que levava uma folha pesada e perguntou: ‘’porquê todo esse trabalho? O verão é para aproveitar e divertir!’’, a formiga responde ‘’nós formigas, não temos tempo para a diversão, é preciso trabalhar para guardar comida para o inverno’’. No final da história, a cigarra cheia de frio e fome, bate à porta da formiga a pedir ajuda e é recebida com o compromisso de cantar e dançar durante o inverno para as formigas.
Esta fábula representa a importância de nos precavermos para o futuro. Aplica-se tanto no nosso dia-a-dia como nos negócios. Mesmo nas melhores alturas dos negócios, quando achamos que as operações e clientes estão oleados, devemos preocupar-nos com o futuro.
O inverno é inevitável, está fora do controlo da formiga e da cigarra. Assim é também o mercado, imprevisível e fora do nosso controlo. Por isso mesmo, tal como a formiga vai recolhendo folhas para se alimentar durante o inverno, nos negócios é fundamental a recolha de dados para antecipar tendências no mercado.
O conhecimento prévio e a capacidade de antecipação são aquilo que nos diferencia das máquinas que apenas executam, sendo os dados o motor dos negócios para: recolha, análise e tomada de decisão com base no que é previsível.
Bem sabemos que o mercado não é a mesma coisa que o inverno, mas há uma semelhança: da mesma forma que sabemos que o inverno vem aí, também sabemos que as mudanças e tendências do mercado vão chegar. Nos dois casos não sabemos: se vai chover muito e qual a intensidade. Ou seja, quais as consequências que advêm do fator mudança.
Se há três coisas que podemos dizer que são fundamentais para a sobrevivência e crescimento de um negócio são: a análise de dados, conhecimento prévio e a capacidade de antecipação. E na realidade isto tudo está interligado.
Os dados em bruto existem na maioria das organizações, mas saber como aproveitá-los e extrair a informação relevante sobre eles, é outro tema, dados só por si pouco têm a acrescentar. Com isto, é importante saber analisá-los, gerar relatórios e gráficos que nos tragam informações valiosas e conhecimento sobre o mercado: como os padrões de consumo, o nosso público e as suas preferências segmentadas. Isto permite às empresas um maior e melhor posicionamento do mercado uma vez que estão capacitadas para prever tendências e tomar decisões com base em dados concretos, o que as torna só por si mais assertivas.
Uma estratégia de Análise de Dados é fundamental para os negócios, tal como a procura de folhas para sobreviver no inverno é para a formiga. Importa definir os KPI’s mais relevantes para o negócio e mercado e ter as ferramentas certas ao seu lado, que permitam uma análise detalhada, simples, eficiente e em tempo real.
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