No coração da logística – os armazéns – os desafios são muitos. A otimização e automatização dos processos é uma ‘’não questão’’ – dada a sua importância na redução de erros na expedição de mercadorias para clientes, na gestão eficaz de stocks para reduzir perdas, entre muitos outros.
As empresas que operam no setor da logística estão sob uma forte competição no mercado: existem muitos concorrentes e um cliente cada vez mais exigente. Com a pandemia, acelerou-se as encomendas e compras online em todas as empresas que sobreviveram a esta fase. E o que nos diz isto? Há tendências que vêm para ficar e, esta sem dúvida que foi uma delas. Mas pensemos em nós, enquanto consumidores: se uma empresa demorar mais do que o previsto a entregar um produto, vou voltar a encomendar? E se me chegar a casa um produto diferente do que pedi? Então imaginemos também um processo de devolução altamente complexo e moroso, qual a confiança do cliente, antes de comprar?
As questões que se podem colocar são inúmeras, e estas apenas do ponto de vista do cliente – o principal ‘’ativo’’ das organizações. Mas para chegarmos a uma boa experiência de cliente, temos que andar uns passos para trás e conhecer os maiores desafios da gestão de armazéns:
Gestão de Inventário: perder o controlo do stock existente e deixar de ter visibilidade dos produtos existentes em armazém é muito fácil. Exige-se um controlo rigoroso sob as entradas, validades (se for o caso) e expedição. Em determinados momentos pode existir um excedente de produto (overstock), aumentando os custos de manutenção e operacionais bem como a probabilidade de deterioração dos mesmos. Noutra perspetiva, também se pode assistir a uma rutura de stock, o que pode prejudicar a relação e satisfação dos clientes, bem como um impacto direto nas vendas.
Localização dos produtos: não saber onde está determinado produto pode levar a uma diminuição enorme na eficiência das operações e também a uma quebra na rapidez dos processos e expedição. É essencial saber onde estão localizados os produtos e de que forma estão armazenados para que as equipas tenham as rotas otimizadas e preparadas para o picking.
Layout do armazém: a otimização do espaço de armazém é crucial. Conseguir organizar os produtos conforme as saídas e entradas, otimizando ao máximo o espaço disponível diminui a necessidade de expansão do armazém, bem como diminui o volume de trabalho e o tempo de resposta. Fazer mais com menos é possível, apenas é necessário ter um layout bem definido, flexível, modular e otimizado.
Redundância de processos: a enorme papelada associada às operações logísticas já não tem razão de ser. A tecnologia permite uma agilização de processos indispensáveis para a otimização dentro e fora dos armazéns, com por exemplo os leitores de código de barras que eliminam grande parte das burocracias e erros de digitação.
Tecnologia: à tecnologia está muitas vezes associada a complexidade da implementação e adoção de novas ferramentas. Mas na realidade revoluciona positivamente o modus operandi dos operadores e a dinâmica organizacional. Conseguir calcular, com elevadas certezas, o ROI do investimento tecnológico nem sempre é fácil, mas é garantido. Por isso, é crítico encontrar o parceiro certo, com capacidade de consultoria e de implementação rápida e eficaz.
E olhando para o futuro, importa arranjar soluções para estes desafios. O nível de serviço aos clientes é crucial e se não começamos a garantir desde as operações, o resultado é certo.
Uma solução de Gestão de Operações de Armazém ou Warehouse Management System (WMS), permite otimizar, planear, automatizar e organizar os processos de toda a cadeia de fornecimento e garantir maior eficiência nos processos de gestão. As equipas tornam-se mais produtivas e motivadas, já que têm as ferramentas necessárias para executar as operações com rapidez, eficiência e qualidade, e os gestores conseguem ter acesso à informação que fundamenta as tomadas de decisão.
O que posso fazer com um WMS?
- Eliminar trabalho administrativo
- Melhorar a gestão de stock
- Diminuir custos de armazenamento
- Rentabilizar recursos humanos e físicos
- Aceder a relatórios de apoio à gestão
- Acelerar processos da preparação à expedição
Testemunho do nosso Cliente Garcias
Partilhamos consigo o caso de sucesso da Garcias, com o testemunho do Diretor de Sistemas, Fernando Sousa e, descubra como conseguiram otimizar as operações de Logística e Distribuição com o Eye Peak!
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