Sustentabilidade e tecnologia, duas das palavras mais ouvidas na atualidade e que embora possam parecer conceitos saturados, continuam a ser das tendências mais relevantes para o futuro dos negócios e devem, por isso, ser exploradas.
O aumento das preocupações ambientais e a crescente procura por soluções sustentáveis por parte das organizações é notória, cada vez mais as empresas querem adotar medidas mais responsáveis social e ambientalmente e os consumidores, por sua vez, priorizam as marcas que têm esta preocupação. Nesse sentido, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental, disponibilizando ferramentas e soluções que contribuem para a sustentabilidade nos negócios.
O que é sustentabilidade nos negócios e qual a sua importância?
Quando falamos em sustentabilidade nos negócios referimo-nos a práticas responsáveis e conscientes de gestão de empresas, considerando os impactos ambientais, sociais e económicos que as mesmas geram com os seus processos, operações e atividades diárias.
A tendência do mercado na aposta por produtos e serviços com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade reflete-se na preocupação das empresas com critérios de sustentabilidade ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
Ambientais: indicam o comportamento da empresa em relação aos problemas ambientais como alterações climáticas, escassez de recursos, tratamento de resíduos e poluição.
Sociais: indicam como a empresa gere a relação com os seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em que se insere, incluindo questões de saúde e segurança.
Governação Corporativa: refere-se a políticas empresariais e normas de administração de uma empresa, incluindo estratégia empresarial, remunerações, gestão e liderança da empresa, direitos e deveres, e aspetos estruturais ou de corrupção.
O estudo “The Search for ESG Talent” realizado pelo ManPowerGroup, indica que em Portugal, 8 em cada 10 empresas já desenvolveram a sua estratégia ESG ou planeiam fazê-lo. No entanto, 91% das empresas portuguesas considera não ter o talento necessário para conseguir atingir estas práticas.
Este fator, pode ser atenuado com o apoio de ferramentas tecnológicas para o setor dos Recursos Humanos que melhorem a retenção e atração de talentos e permitam a automação de tarefas de forma a libertar os RH para funções mais estratégicas, como o Slim Employee e o Primavera RH.
As empresas com práticas sustentáveis tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores, investidores, parceiros, fornecedores e pela sociedade em geral, o que pode trazer vantagens competitivas no mercado. A sustentabilidade nos negócios é também um fator que impulsiona o crescimento financeiro uma vez que reduz desperdícios, aumenta a eficiência energética e melhora a gestão de recursos, enquanto torna as empresas em agentes de transformações positivas na sociedade.
A importância de ferramentas tecnológicas para sustentabilidade empresarial
Existem diversas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado que ajudam as empresas a monitorizar, controlar e reduzir o seu impacto ambiental. Uma das ferramentas mais conhecidas e eficazes é o sistema de gestão ambiental (SGA), que permite às empresas avaliarem e gerirem os seus impactos ambientais, estabelecerem metas e objetivos de melhoria contínua, e medirem o seu desempenho ambiental. Outra ferramenta importante são os softwares de monitorização de energia e água, que permitem às empresas controlarem o consumo desses recursos e identificarem oportunidades de redução de custos e emissões.
A automação de processos, conceito que temos vindo a explorar ao longo dos nossos artigos, é também uma ferramenta importante para a sustentabilidade empresarial, uma vez que reduz o consumo de energia e matéria-prima, minimiza o desperdício e aumenta a eficiência operacional dos processos produtivos.
Outras ferramentas importantes incluem softwares de gestão da cadeia de logística, como o Eye Peak, que permitem às empresas evitar compras desnecessárias e reduzir o desperdício de alimentos ou produtos perecíveis, ao mesmo tempo que otimizam e coordenam as atividades envolvidas na produção e entrega de produtos ou serviços, desde o fornecedor até ao cliente final. Estes sistemas permitem melhorar a eficiência, reduzir custos, controlar os stocks e aumentar a satisfação do cliente.
Por fim, ferramentas tecnológicas como sistemas de gestão da qualidade, que ajudam as empresas a produzir produtos com maior durabilidade e com menor impacto ambiental, ou sistemas de gestão da inovação, que incentivam as empresas a desenvolver novos produtos e serviços mais sustentáveis, são também importantes para ter conta no planeamento de uma estratégia de ações de sustentabilidade empresarial.
A utilização de um Software de Gestão (ERP) enquanto benefício para a sustentabilidade
Um ERP é uma ferramenta tecnológica poderosa para qualquer organização e pode trazer diversos benefícios para a sustentabilidade do negócio:
Eficiência Operacional
O ERP integra processos de negócios, eliminando redundâncias e melhorando a eficiência operacional, isto, pode resultar numa redução no consumo de recursos, como energia e matéria-prima, bem como trazer maior produtividade às equipas.
Otimização da Cadeia logística
A adoção de um ERP adaptado às suas necessidades facilita a gestão eficiente da cadeia de logística, permitindo a identificação de oportunidades para redução de resíduos, melhor gestão de stocks e escolha de fornecedores mais sustentáveis.
Rastreio e Transparência
Sistemas ERP permitem o rastreio dos processos de produção e distribuição, originando uma maior transparência, fundamental para a implementação e comunicação de práticas sustentáveis necessárias para a sustentabilidade e tecnologia nos negócios..
Gestão de Resíduos
Com módulos específicos que podem ser desenvolvidos à medida, um ERP pode facilitar a gestão eficaz de resíduos, ajudando a identificar áreas de melhoria na redução, reciclagem e descarte adequado.
Monitorização Ambiental
Recursos de monitorização integrados podem ajudar a empresa a acompanhar e relatar o seu desempenho ambiental, incluindo emissões de carbono, consumo de água e outros indicadores relevantes.
Compliance Ambiental
Módulos específicos de conformidade podem ajudar a garantir que a empresa está em conformidade com regulamentações ambientais, evitando riscos e penalidades.
Análise de Impacto
A análise de dados fornecida pelo ERP pode ser usada para avaliar o impacto ambiental das operações da empresa, permitindo a identificação de áreas para melhorias contínuas e tomada de decisões estratégicas de acordo com a análise e relatórios extraídos.
Promoção de Práticas Sustentáveis
A incorporação de práticas sustentáveis nos processos diários por meio do ERP pode ajudar a promover uma cultura empresarial mais sustentável, envolvendo os colaboradores e as restantes partes interessadas.
Redução de Papel
Com a automatização de processos, como faturas eletrónicas e documentos digitais, os ERPs podem contribuir para a redução do uso de papel, promovendo práticas mais sustentáveis.
Dicas práticas para implementar a sustentabilidade ambiental na sua empresa com ajuda da tecnologia
Auditoria de Sustentabilidade: Utilize softwares especializados em auditorias de sustentabilidade para avaliar o desempenho ambiental da sua empresa. Analise o consumo de recursos, emissões de carbono e outros indicadores relevantes.
Gestão de Energia: Implemente sistemas de monitorização de energia para identificar oportunidades de eficiência energética, considere a adoção de fontes de energia renovável e implemente tecnologias para otimizar o consumo de eletricidade.
Automação de Processos: Integre sistemas de automação para otimizar processos e reduzir o desperdício de recursos, como softwares de gestão, ERPs e módulos específicos desenvolvidos para controlar o uso de recursos.
Gestão de Resíduos: Implemente sistemas de rastreio de resíduos para gerir de forma eficaz o ciclo de vida dos materiais. Utilize ferramentas tecnológicas para identificar oportunidades de reciclagem e redução de resíduos.
Teletrabalho e eventos online: Promova o teletrabalho sempre que possível para reduzir a pegada de carbono associada às deslocações, utilize plataformas online para eventos ou reuniões com clientes e parceiros e adote estratégias de marketing digital.
Supply Chain Sustentável: Utilize soluções para controlo de stocks e práticas de controlo e combate ao desperdício. Colabore com fornecedores que adotam práticas ambientalmente responsáveis.
Tecnologia de Impressão Sustentável: Invista em impressoras e tecnologias de impressão mais eficientes em termos de consumo de papel e energia. Estabeleça políticas para a impressão consciente e incentive o uso de documentos digitais.
Sistemas de gestão ambiental: Invista em Sistemas de gestão ambiental para monitorizar e melhorar continuamente o desempenho ambiental da empresa. Utilize plataformas de SGA para facilitar a conformidade com normas e regulamentações ambientais.
Consciencialização dos colaboradores: Utilize plataformas online para formação e consciencialização sobre práticas sustentáveis entre os colaboradores de todos os departamentos. Incentive a sua participação ativa na promoção destas práticas.
Relatórios Transparentes: Utilize ferramentas de Análise e Report para comunicar de maneira transparente as iniciativas e o desempenho ambiental da sua empresa.
O futuro dos negócios sustentáveis
No cenário atual, a sustentabilidade e tecnologia nos negócios tornou-se uma questão essencial para as empresas de todos os tamanhos e setores.
Para uma empresa se assumir como sustentável, é necessário ir além da preocupação ambiental e adotar práticas de ESG no seu negócio com uma estratégia sólida que envolva um processo de melhoria contínua assente em boas práticas ambientais, boas práticas sociais e boas práticas de governação corporativa.
O futuro dos negócios sustentáveis depende da adoção de tecnologias que possam contribuir para a eficiência operacional e para a redução do impacto ambiental, enquanto conseguem trazer benefícios financeiros e melhorar a reputação da marca perante o mercado e os seus consumidores.
No entanto, ainda há um caminho a percorrer para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade mais ampla e consistente nos negócios e é necessário refletir sobre como as empresas podem incorporar práticas sustentáveis no seu dia a dia, através da tecnologia de forma a construir um futuro mais equilibrado e responsável.
Apaixonados por disponibilizar soluções que otimizam, automatizam e melhoram os processos dos nossos parceiros, e conscientes da importância da sustentabilidade no futuro dos negócios, na Inovflow, disponibilizamos ferramentas tecnológicas adaptadas às suas necessidades e que estão aptas a evoluir ao ritmo das mudanças que vivemos diariamente.
Com uma equipa qualificada e experiente, queremos estar junto dos nossos clientes para colocar o melhor da tecnologia ao serviço da produtividade e crescimento das empresas, contribuindo para um futuro de negócios sustentáveis.
Comments are closed.