Num mercado cada vez mais competitivo, a gestão do relacionamento com o cliente (CRM) é um dos pontos diferenciadores entre as empresas e as vantagens do CRM são muitas.. A identificação, aquisição, desenvolvimento e retenção de clientes é um fator essencial para se fidelizarem clientes e manter uma relação eficaz com os mesmos.
É aí que o CRM (Customer Relationship Management) entra, ajudando as empresas a obter uma visão clarificada e atualizada de dados relevantes dos clientes, ajudando a medir o retorno do investimento em vendas e a desenvolver relações rentáveis e atentas às necessidades do cliente.
No meio empresarial o CRM é visto como “apenas” uma solução tecnológica que potencia a obtenção e partilha de informações sobre os clientes, dentro da empresa. Há que encarar o CRM como um processo de gestão que deve ser fortemente integrado dentro da empresa, onde através de uma solução tecnológica ajuda a conhecer e servir melhor o cliente, em tempo real. São várias as empresas que sustentam o seu departamento comercial com uma solução de CRM, aumentando o grau de satisfação e lealdade dos clientes.
Quando uma empresa decide avançar para a implementação de uma solução de CRM deve saber responder à pergunta de como quererá relacionar-se com os seus clientes, sejam atuais ou futuros. A resposta nunca é fácil, mas deve ter em conta o planeamento estratégico da empresa a médio e longo prazo, deve estar assente num bom conhecimento dos seus clientes e sobretudo saber o que estes mais valorizam.
Tendo esta questão resolvida, a empresa deve optar pela solução mais adequada aos seus objetivos e ao planeamento estratégico. Tenha sempre em atenção o nível de integração que a solução permite com o seu ERP e com todos os departamentos da empresa. É essencial que o CRM seja uma central de informações inerente a todos os departamentos.
Implementada a solução, há que formar as pessoas que irão trabalhar com a mesma. Por muito boa que a solução de CRM seja, precisará sempre necessária a mudança de mentalidade na empresa e potenciar o uso da plataforma. Para implementar um sistema de CRM autêntico precisará de formar os seus colaboradores de modo a que estes saibam potenciar a gestão de relações com os clientes.
São várias as vantagens do CRM nas empresas. Através do CRM conseguirá registar todo o contacto existente entre o cliente e a empresa, tendo todas as informações importantes em sistema. Desta forma, todos os colaboradores da empresa ao pegar no processo desse cliente saberão o historial da relação e saberão identificar oportunidades de negócio. Uma outra vantagem será acentralização da informação, evitando a perda de contactos e informações, durante a passagem de processos de um departamento para o outro. Para além disso, um sistema CRM permite-lhe identificar quais os clientes mais interessantes em termos de vendas, permite identificar qual a melhor oportunidade de negócio, permite identificar aspetos a melhorar nos seus produtos/serviços e fortalecer o relacionamento com o cliente.
Não se esqueça que, num panorama altamente tecnológico, um cliente satisfeito continua a ser uma das melhores formas de publicidade e de associação de altos padrões de qualidade à sua empresa. Ainda não ficou suficientemente esclarecido sobre todas as vantagens do CRM?
Caso pretenda algum esclarecimento adicional, contacte-nos e esclareça todas as suas dúvidas sobre as soluções de CRM da Microsoft que dispomos!
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