Melhorar a relação com clientes é uma missão possível! Muitas empresas têm uma perspetiva de objetivo cumprido quando conseguem fechar uma venda. Nada mais errado, já que é após o fecho da venda que se inicia todo um novo processo que deve ser concluído com sucesso: conquistar e fidelizar o cliente.
Possuir uma carteira de clientes fiéis e satisfeitos com a sua empresa será o bem mais valioso que poderá ter. Não se esqueça que um cliente satisfeito contribui para o crescimento da sua empresa, quer a nível de desenvolvimento de novos negócios como de divulgação dos seus produtos e serviços. Posto isto, deverá concentrar-se em melhorar a relação com clientes da sua empresa, através de um bom atendimento, bons produtos, entre outros aspetos que iremos revelar a seguir.
– Interesse-se pelo seu cliente
Não será benéfico para a sua empresa manter contacto com o cliente apenas para vender. Procure relacionar-se e colaborar com o cliente em diversas alturas e não apenas quando deseja vender algo. Mantenha-se sempre à disposição para ajudar mas sem colocar demasiados problemas.
– Saiba lidar com o “arrependimento da compra”
Quantas vezes, após uma compra, não ficamos a pensar se foi a decisão correta, se era o preço justo? Isso também acontece com os seus clientes. Caso se depare com uma situação idêntica, saiba lidar com ela e “convença-os” de que tomaram a decisão mais acertada e que a sua empresa é a empresa certa.
– O processo de venda nunca termina
Ao criar um bom relacionamento com o seu cliente poderá prestar atenção às oportunidades existentes e sugerir novos produtos e serviços adequados. Mostre aos seus clientes que tem a intenção de o servir sempre da melhor maneira e de apresentar as soluções mais adequadas para o mesmo.
– O cliente é que compra, não é você que vende
Ao apresentar uma solução ao seu cliente meta-se do lado dele. Pense em que argumentos e factos iria precisar para encarar aquele processo como uma compra sua e não mais uma venda da outra empresa. Adote sempre um discurso em que demonstra ao cliente as suas reais necessidades e não tanto uma conversa de carater totalmente comercial.
– Não se esqueça que uma relação é bilateral
Se a sua empresa tem um grupo de empresas que habitualmente realiza compras ou adquirem novos tipos de serviços, se calhar pense em apresentar-lhe um desconto ou até um outro tipo de contrapartida.
– Ouça os seus clientes
Todas as empresas têm um leque de clientes difíceis, porém, apesar de serem difíceis são melhores do que os clientes inexistentes, certo? Ouça o que os seus clientes têm a dizer, principalmente em situações de insatisfação. Existem muitos casos em que só o facto de ouvir o seu cliente e de mostrar que o compreende ameniza a situação.
– Aposte no networking
Um cliente satisfeito irá recomendá-lo a amigos/conhecidos e será uma boa forma de angariar novos clientes. Solicite indicações aos seus clientes sem receio e dinamize as suas vendas.
– Seja transparente
Em todas as campanhas que realiza ou contratos que fecha, seja transparente. Evite letras demasiado pequenas que passam a imagem de que quer esconder algo. Nos casos em que um processo não está a correr tão bem por motivos alheios, assuma a melhor postura e não caia no erro de lesar o cliente injustamente.
Ao aplicar alguns destes princípios verá que estará a construir um caminho mais próspero para os resultados e imagem da sua empresa. Melhorar a relação com clientes da sua empresa deverá ser uma questão que não deve ser descurada.
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