Como rede profissional de excelência, a presença no LinkedIn revela-se “obrigatória” quer em termos de perfil pessoal quer em termos de página corporativa. Não é por acaso que é usado a nível global por mais de 9 milhões de organizações e quase 500 milhões de utilizadores. E você e a sua empresa precisam estar onde os potenciais clientes e colaboradores estão, certo?
Além de ser um incomparável cartão de visita para os utilizadores e uma montra digital para as empresas (veja aqui um infográfico com algumas estatísticas interessantes), especialmente as que atuam no mercado B2B (ou seja, vendem para outras empresas e não para o consumidor final), o LinkedIn é também ideal para gerar leads qualificados pela elevada segmentação e personalização que oferece. Isto, claro, além de ser um importante polo de pesquisa e atração de novos talentos.
Principais vantagens da sua empresa estar ativamente no LinkedIn:
1 – Ganha mais um canal para apresentar a empresa e aumentar a notoriedade ao criar a página corporativa e preencher todos os campos (logotipo e imagem de capa, sobre a empresa, website, localizações/contactos, setor, ano de fundação, tipo de empresa, dimensão e áreas de especialização – palavras-chave do negócio). Isto é uma excelente forma de também melhorar o ranking da sua empresa no Google, pois estas páginas são bem rankeadas pelo motor de pesquisa.
2 – Aproveita um feed de notícias visualizado por todos os seguidores para aumentar o alcance das suas mensagens: divulga novidades sobre a empresa, demonstrando o seu dinamismo e valor-acrescentado; promove campanhas e iniciativas especiais sobre a oferta, potenciando novos negócios; e partilha conteúdo educativo e útil para o target, demonstrando as competências e posicionando a empresa como autoridade na área. Por outro lado, todas estas atualizações podem ter link para o seu site, aumentando a atração de visitantes que depois se podem converter em leads e oportunidades de venda.
3 – Aumenta a exposição ao permitir a cada colaborador associar a empresa como “empregadora” no seu perfil, gerando um link direto para a página corporativa.
4 – Tem oportunidade de adicionar páginas complementares (showcase pages) para promover produtos e serviços, iniciativas ou unidades de negócio com informação relevante e específica, e as suas próprias mensagens e segmentação.
5 – Recruta de forma mais objetiva e eficiente. O LinkedIn funciona como uma incomparável base de dados de CVs, onde se pode visualizar a experiência, competências e recomendações de cada pessoa, facilitando e acelerando a pesquisa e o contacto direto. Por outro lado, além de procurar talentos também pode atrair talentos que se identifiquem com o posicionamento da sua empresa.
6 – Pode criar grupos para reunir contactos profissionais e discutir temas relacionados com a sua área de atuação. Além disso, o LinkedIn permite ainda direcionar as atualizações da sua página de empresa para grupos específicos. Assim, pode divulgar uma oferta de emprego ou um artigo num grupo específico que inclua utilizadores a quem essas informações sejam de especial interesse.
Adicionalmente à página corporativa, e como o LinkedIn é uma rede de pessoas, a empresa deve incentivar os seus colaboradores a terem uma presença ativa e profissional de forma a aproveitar todas as suas potencialidades e criar sinergias entre o perfil pessoal e a página da empresa. É assim essencial manter ambos otimizados e atualizados.
Dicas para otimizar o seu perfil pessoal:
1 – Personalize o URL, pois fica mais profissional e fácil de partilhar. Por exemplo em vez de conter números e letras aleatórias, ficaria https://www.linkedin.com/in/oseunomeeapelido/. Para tal clique na coluna do lado direito no seu perfil onde diz “Edit public profile & URL”.
2 – Acrescente uma boa fotografia de perfil e de capa ao seu perfil pessoal. Note que o LinkedIn é uma rede profissional, pelo que são proibidas fotos em ambiente mais descontraído e com pouca roupa! Para adicionar ambas as imagens, basta ir ao seu perfil e clicar em edit (no lápis) na parte superior.
3 – Escreva uma headline que resuma o que faz e que valor acrescenta. É ela que aparece logo nas pesquisas por baixo do nome. Na parte do sumário complemente essa informação de forma mais detalhada, através de uma biografia executiva que inclua as especializações e palavras-chave relacionadas com a sua área de atuação.
4 – Adicione imagens e links para websites e documentos que transmitam as suas competências e da sua empresa.
5 – Inclua as empresas onde trabalhou e trabalha, com as respetivas funções, datas e tarefas (ligue sempre às respetivas páginas empresariais para uma imediata identificação e link para saber mais sobre cada uma).
6 – Inclua a formação e os cursos que tirou, onde e quando.
7 – Adicione competências, que podem ser depois recomendadas pelos seus contactos, reforçando a credibilidade e confiança.
8 – Adicione as certificações e reconhecimentos obtidos.
Dicas para otimizar a sua presença no LinkedIn:
1 – Mantenha-se ativo! Partilhe regularmente posts (texto, imagem, vídeo) que revelem as suas competências, âmbito de atuação e autoridade na área (bem como da empresa onde trabalha).
2 – Escreva artigos mais completos (LinkedIn publishing), pois ficam guardados no seu perfil e os seus contactos recebem uma notificação sempre que publicar um (ao contrário dos posts).
3 – Adira e participe em grupos com a partilha direta de posts relevantes para os membros e participando em discussões que demonstrem o seu conhecimento do tema e contribuindo com informação útil.
4 – Conecte-se a colegas, parceiros, clientes e potenciais clientes, enviando convites personalizados.
5 – Esteja atento ao que os seus contactos partilham no feed de notícias, interaja e comente os seus posts sempre que puder acrescentar algo relevante e que o posicione como alguém a quem recorrer na área.
6 – Siga páginas que partilhem informação útil para a sua atividade e função, e também páginas de clientes e potenciais clientes para estar a par de “gatilhos” que podem ser uteis para uma abordagem.
7 – Partilhe os posts da empresa onde trabalha, de preferência com uma mensagem personalizada que acrescente algo ao que foi escrito a nível corporativo.
8 – Aproveite o novo messanger do LinkedIn para falar com as suas conexões, quer numa fase inicial quando aceitam o pedido de contacto quer quando tiver algo relevante para partilhar com aquela pessoa em particular.
9 – Aproveite as @menções nas suas atualizações de status, marcando pessoas e empresas, que serão imediatamente notificadas e aumentando o seu alcance.
10 – Veja o que a concorrência anda a fazer e retire ideias para novos tipos de abordagem.
11 – Use o LinkedIn para gerar leads: pela sua natureza profissional e personalização oferecida, o LinkedIn é um excelente veículo para potenciar novos negócios através do denominado “social selling”: encontrar os prospects certos e criar relações de confiança (mais consultivas que puramente comerciais) até estarem “prontos” para comprar. Seja útil e posicione-se como problem-solver! Isso leva a mais interpelações dos seus prospects e a mais respostas às suas comunicações.
12 – Verifique a eficácia dos seus esforços através do LinkedIn Social Selling Index, uma ferramenta que também faz benchmarking relativamente à rede e setor onde está inserido.
O que deve partilhar no LinkedIn?
Salientamos que o LinkedIn não é o Facebook. A má utilização não só descarateriza a utilização, como é malvista em termos de etiqueta digital. Partilhe apenas posts úteis, relevantes e interessantes para o trabalho diário da sua rede de contactos. Deixe as fotos dos passeios de fim de semana e os desabafos sobre o seu clube para o Facebook. Idealmente intercale imagens, texto, links e vídeos, com uma periodicidade de cerca de 3 posts por semana. Por cada post mais “comercial”, partilhe 4 mais “educativos”.
Claro que toda esta presença deve ser continuamente monitorizada e avaliada para se fazerem os ajustes necessários. O próprio LinkedIn disponibiliza insights valiosos quer ao nível da página corporativa quer do perfil pessoal.
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Tatiana Santos
Digital Marketing Manager
INOVFLOW
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