Dois terços das PME portuguesas ainda estão a dar os primeiros passos na adoção de tecnologias. Depois de vários estudos e inquéritos realizados pelas mais diversas entidades do ramo tecnológico, as PME’s continuam a perder o comboio da transformação digital, inclusive o do marketing digital. O mais recente estudo sobre a economia digital conduzido pela IDC, ACEPI comprova que apenas 39% das empresas portuguesas têm presença online e, destas, só 18% vendem para o estrangeiro. Isto significa que cerca de 61% das empresas portuguesas estão a perder “o comboio da internet” e as suas potencialidades, como o marketing digital.
Tanto sites quanto perfis nas redes sociais são canais de interação com clientes que têm interesse no seu negócio, mas cada uma dessas ferramentas tem características e propósitos específicos e por meio de ferramentas de análise, é possível obter todas as métricas sobre os clientes, bem como acompanhar as preferências do seu público. Mas então o que podem estar as PME’s a perder no comboio do marketing digital?
1. Eliminação das barreiras geográficas
Uma das maiores vantagens de uma estratégia de marketing digital está no alcance. Se numa campanha televisiva, por exemplo, fica limitado à área de cobertura da emissora, por meio do marketing digital a sua empresa pode alcançar clientes em qualquer lugar do mundo.
Isso pode ajudar a aumentar consideravelmente o seu número de clientes e, com isso, os lucros da sua organização.
2. Aumento da notoriedade da organização
Com o conteúdo publicado num blog corporativo, por exemplo, a sua empresa pode compartilhar algumas das melhores práticas do mercado, ajudando os clientes a conquistar resultados melhores com os produtos e serviços oferecidos pela sua organização.
Assim, a sua empresa demonstra conhecimento, consolidando-se como uma referência no setor em que atua. Isso ajuda a reforçar a sua estratégia de branding, tendo em vista que a sua marca passa a ser citada pelos clientes, por formadores de opinião e até mesmo por concorrentes, conquistando uma posição de maior destaque no mercado.
3. Análise completa dos resultados
Como medir o impacto de uma campanha de outdoor? Numa campanha de marketing tradicional, é muito difícil mensurar os resultados.
Este problema não existe nas campanhas de marketing digital, pois é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram o seu site, por quanto tempo estiveram online e até mesmo todo o trajeto pelo site. Com estas informações disponíveis, é possível medir o retorno sobre o investimento com maior segurança. É também possível saber quais as ações que estão a gerar os resultados esperados e quais precisam ser ajustadas para ajudar a atingir as metas da sua empresa.
Implementar uma transformação digital numa empresa envolve tempo, esforço e resiliência, transversal a todos os departamentos. E isso só é possível se todos os envolvidos, em especial os órgãos de gestão, estiverem realmente convictos dos benefícios e comprometidos com essa decisão pois é necessário compreender o valor acrescentado de um investimento nesta área.
Mais importante do que ser ou estar “ON”, é ter estratégia! E para isso é essencial que as empresas conheçam as tendências do seu negócio e consigam identificar as oportunidades e riscos que advêm do estádio de maturidade digital em que se encontram. Estar online é uma necessidade.
Graças ao marketing digital e tudo o que este engloba, consegue melhorar as decisões a tomar sobre o seu negócio no entanto quando se fala em digital, fala-se muitas vezes no digital com tudo incluído, como se a estratégia implicasse fazer tudo de uma vez, com investimentos de milhares de euros, o que não é de todo verdade.
Na verdade, o digital pode-se implementar aos poucos e de forma sustentável, adaptada às necessidades do negócio. Entre em contacto connosco, queremos caminhar lado-a-lado para fazer crescer o seu negócio. Dedique-se antes a fazer crescer o seu negócio e saiba que pode contar com a INOVFLOW para o ajudar na conceção e implementação de toda a presença e estratégia digital, de forma sustentável!
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