As empresas portuguesas têm sabido adaptar-se à realidade económica dos mercados para onde exportam. Na grave crise económica e financeira iniciada em 2008 houve uma importante retração na procura externa proveniente de países da UE ao que as nossas empresas responderam tentando diversificar as suas exportações para mercados extraeuropeus. Numa fase mais recente o menor crescimento de alguns países fora da UE, que atravessaram um momento de crise, levou a que as empresas portuguesas reorientassem novamente as suas vendas para os mercados europeus e para outros mercados emergentes com evoluções económicas mais dinâmicas.
“As exportações estão a crescer muito bem, em termos globais, e menos bem fora da União Europeia, onde estamos a sentir os efeitos colaterais da guerra comercial e das políticas restritivas de Donald Trump. Mas está é uma situação que parece estar para durar, já que tudo indica que poderá ser reeleito”, diz o vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins (AIMMAP).
O sucesso passa muito pelos recursos humanos qualificados e pelo investimento em inovação nos produtos e processos, no marketing e na inovação organizacional, por um ambiente de negócios doméstico mais ágil e vantajoso para as empresas, proporcionando um maior acesso ao financiamento e a redução dos custos de contexto. Também são relevantes as estratégias de marketing consistentes, o conhecimento dos mercados e da concorrência externa e a pertença a cadeias de valor internacionais. Para tal, é fundamental a promoção de estratégias de eficiência coletiva.
Entre os principais constrangimentos para as exportadoras portuguesas destaca-se, sobretudo a pequena dimensão de algumas empresas, que dificulta ganhos de escala, e também a formação insuficiente para a internacionalização.
As exportações continuam a sustentar o crescimento nacional e para que o país continue a crescer existe a necessidade de reforçar a aposta na inovação e na internacionalização. Investir em medidas no âmbito da Indústria 4.0, vai ser fulcral para apoiar este crescimento sustentado da economia em Portugal.
A INOVFLOW como PRIMAVERA Premium Partner, Microsoft Silver Partner e RD Partner é um parceiro 360º pois disponibiliza um conjunto de soluções na vertente ERP, Segurança, IT e Marketing Digital, através de uma equipa de profissionais altamente qualificada e diversificada, com um know-how de mercado assim como, vários anos de experiência em soluções software, para auxiliar em melhorias de processos e implementação de várias soluções tecnológicas, com o principal foco na redução de custos e aumento de rentabilidade para os mais diversos setores de atividade dos nossos clientes. Fale connosco para que possamos ir de encontro aos seus desafios!
Comments are closed.