A gestão de pessoas é um desafio, mas a tecnologia pode ser uma forte aliada. Basta que exista um bom planeamento e que as escolhas das soluções sejam feitas de forma consciente e informada.
Por isso, primeiro que tudo, há que fazer um diagnóstico à situação atual. O que está bem e mal? O que ainda pode ser otimizado? Aqui é fundamental ir para o terreno e ouvir quer a equipa de RH quer os próprios colaboradores como sendo os principais alvos das melhorias a implementar. Ao avançar com a implementação de soluções de RH, existe a natural convicção de que esse investimento trará benefícios claros, nomeadamente em termos de eficiência e produtividade, seguem as 4 boas práticas a ter em consideração para este processo:
1 – TODOS OS STAKEHOLDERS ALINHADOS
Os primeiros passos para que a adoção da solução seja bem-sucedida devem ser dados ainda antes do projeto arrancar. Um levantamento de necessidades não pode por isso deixar de incluir os futuros utilizadores, uma vez que serão eles os principais agentes da mudança que será protagonizada pelos novos recursos tecnológicos. É necessário envolvê-los, ouvir as suas necessidades, “dores” e expetativas. Quanto mais conhecedores e participativos forem em todo o processo, maiores hipóteses existem da implementação da tecnologia RH, cumprir a sua razão de ser.
2 – IMPLEMENTAÇÕES BIG BANG NÃO RECOMENDADAS
No projeto de implementação, há também cuidados a ter para que a organização não se desvie dos objetivos. Não tentar fazer tudo de uma vez é uma regra de ouro para não deixar que o caos se instale. Uma implementação faseada permitirá aos utilizadores apreenderem as novidades tecnológicas, concentrando-se na integração destas com os processos de negócio que têm entre mãos diariamente. É necessário que os utilizadores interiorizem a mudança e a vejam como algo realmente positivo. Por outro lado, a recolha regular de feedback ao longo do projeto permite facilmente ir incorporando as melhorias necessárias.
A formação é um ponto que não pode ser negligenciando. Por mais user friendly que sejam as soluções, é fundamental saber como aproveitar ao máximo as suas potencialidades e esclarecer todas as questões para que não se formem resistências.
3 – PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM VALOR ACRESCENTADO
Como é lógico, o parceiro tecnológico tem também um importante papel e deverá ele próprio incentivar e alertar para a necessidade de envolvimento dos utilizadores desde o início. Aliás, é de todo o seu interesse que isso aconteça e estar totalmente comprometido com o sucesso do projeto, pois caso contrário é sinal que falhou rotundamente. Além da reunião de arranque do projeto com o grupo definido e o respetivo plano de trabalhos, deverá promover encontros regulares de apresentação do seu andamento (mostrar o que está feito) para recolha e consideração de inputs. Na fase de conclusão, deverá efetuar a apresentação final, garantir o apoio e acompanhamento à entrada em produção, a formação, a passagem de conhecimento, o suporte e a manutenção.
4 – TODOS A BORDO PARA O TAKE OFF
Utilizadores satisfeitos são o trunfo de qualquer projeto tecnológico e por isso esse facto deve ser divulgado por toda a organização, elevando-se o orgulho das equipas e a visibilidade da sua participação na evolução tecnológica. É realmente importante dar a conhecer as vitórias alcançadas no decorrer do projeto e, desta forma, abrir o caminho para mais projetos de modernização.
A gestão de recursos humanos está a adotar o cenário de transformação digital e começa a perceber as vantagens que pode capitalizar para o negócio. Uma estratégia bem definida pode proporcionar níveis de produtividade e eficiência que antes seria impensável, bem como ter a equipa de colaboradores satisfeita e motivada para dar o melhor de si.
A mudança tecnológica que as empresas estão a conduzir ao nível da gestão de recursos humanos é desafiadora e ter um parceiro tecnológico que apoie no diagnóstico, consultoria, parametrização e alinhamento da solução com o negócio é um trunfo importante. A INOVFLOW tem as soluções, as competências e a experiência para ser esse parceiro e tornar a sua equipa mais produtiva, eficiente e feliz. Somos Primavera Premium Partner e reunimos o know-how essencial à configuração e adaptação do software (PRIMAVERA RH e OMNIA Employee) às necessidades específicas de cada organização. Além destas soluções específicas para a área de RH temos muitas outras que vão facilitar o trabalho diário de todos os colaboradores, como é o caso das ferramentas de colaboração da Microsoft. Fale connosco e, juntos, vamos discutir por onde começar e com que resultados expectáveis.
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