Os ataques ransomware são cada vez mais frequentes em empresas e organismos de todas as dimensões. Também conhecido como sequestrador de computadores, este software malicioso entra no sistema e comprime e criptografa todos os dados em segundo plano sem que o utilizador perceba. Depois, mostra um alerta no ecrã, bloqueia tudo e cobra um valor de resgate para se desfazer da praga.
O ransomware é assim um tipo de “malware” (software malicioso) que restringe o acesso ao sistema infetado e cobra um valor de resgate (daí o termo “ransom” em inglês) para que seja restabelecido.
Boas práticas e recomendações gerais para se proteger contra ataques ransomware:
- Não abrir e-mails desconhecidos ou de entidades em que não confie
- Ter sempre em atenção o endereço de email do remetente para avaliar a veracidade da origem
- Não clicar em links nem abrir anexos estranhos
- Não fazer downloads de programas sem ter o aval da sua organização
- Manter os sistemas operativos atualizados
- Fazer um backup regular (ficheiros e informação guardados noutro local além do seu computador)
- E, claro, subscrever uma solução anti-ransomware que o proteja sempre deste tipo de ataques (como o Intercept X do nosso parceiro Sophos, especialista e líder em soluções de segurança e ransomware)
Num minuto, saiba como se processa um ataque ransomware, quais os riscos e alguns números que comprovam a sua gravidade:
Se precisar de qualquer apoio ou pretender assistir a uma demonstração, não hesite em contactar-nos pelo 214 252 730 ou comercial@inovflow.pt.
Comments are closed.