Análise de dados e gestão dos recursos humanos há muito que fazem parte do mundo empresarial. No entanto, a associação efetiva destas duas vertentes ainda tem um longo caminho a percorrer.
São poucas as empresas que já estão a aproveitar de forma estratégica o poder do que se denomina por People Analytics – a análise de dados aplicada ao ativo mais importante de qualquer empresa, as suas pessoas.
Cada vez mais o trabalho do Departamento de Recursos Humanos tem de ser baseado em insights que permitam compreender a realidade e agir atempada e eficientemente sobre ela.
Afinal, atrair, reter e desenvolver os melhores talentos é um desafio crescente e o People Analytics pode dar uma preciosa ajuda.
O que é o People Analytics?
Falar de People Analytics é falar de um processo de recolha, organização, modelação, tratamento e análise de dados relativos ao comportamento e desempenho dos colaboradores da empresa.
O objetivo é prever cenários, antecipar respostas a possíveis problemas futuros, e evitar situações de risco.
O termo People Analytics pode ser substituído por outros de igual significado com Talent Analytics, HR Analytics ou Workforce Analytics.
Entender o que torna os colaboradores mais felizes e produtivos, identificar pontos de melhoria e definir as ações necessárias para fomentar um maior compromisso e envolvimento torna-se muito mais fácil com recurso a ferramentas de People Analytics.
Tecnologia dá um forte empurrão
A tecnologia é o grande driver para o People Analytics. Todas as empresas têm uma imensidão de dados valiosíssimos dentro de casa, mas que estão subaproveitados e dispersos.
Simplesmente não são usados nem potenciados ou exigem demasiado tempo e esforço de acesso e interpretação.
A boa notícia é que existem soluções tecnológicas, como o PRIMAVERA Office Extensions e o PRIMAVERA Business Analytics, que agilizam e simplificam todo o processo através de dashboards intuitivos que extraem em tempo real informação de várias fontes e tornam-na num poderoso aliado para quantificar as relações entre as competências, comportamentos, sentido de pertença das pessoas e os resultados obtidos pela organização.
Ao cruzar dados será possível perceber, por exemplo, quais os colaboradores que devem receber ajustes nos salários, ser promovidos, trabalhar a partir de casa, ter determinada formação, mudar de equipa ou em que áreas um líder precisa de apostar para aumentar a motivação de determinada pessoa.
De olhos no futuro
Aceder, controlar e centralizar os dados para apoio à tomada de decisões é, pois, a grande vantagem do People Analytics concretizando promessas como uma mais efetiva avaliação de desempenho ou uma correta compreensão do clima organizacional por via de softwares próprios.
Mas os DRH passam também a conseguir mapear o perfil técnico e comportamental dos recursos humanos que contratam e ainda a poder recorrer a métricas de KPI para entender em que ponto a sua organização se encontra e o que falta para atingir os objetivos.
Finalmente, passa a ser possível humanizar os dados e cruzá-los com outras fontes, sejam eles sistemas de medição de clima organizacional, satisfação, engagement com a empresa…
Cabe aos profissionais desta área estar atentos ao que de mais atual existe, aprofundar conhecimentos e demonstrar aos decisores, a todo o momento, a importância e necessidade de assumir estes novos desafios abraçando o People Analytics e uma nova forma de gestão do capital humano.
Como podemos ajudar?
Na INOVFLOW rodeamo-nos de um conjunto de parceiros com soluções tecnológicas de elevado impacto na produtividade das empresas, testadas em negócios de todas as dimensões e pontos do globo de modo a melhorar a produtividade.
A essas soluções aliamos o know-how e a experiência para sermos verdadeiros consultores para a agilidade e eficiência organizacional, com foco nos resultados práticos para o negócio.
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Graciela Martins
HR & Quality Manager
INOVFLOW
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