O setor da Construção Civil tem vindo a resistir à transformação digital, enquanto um setor tipicamente tradicional. Mas com as dificuldades que têm surgido, como a falta de mão de obra e aumento de custos, a resistência tem vindo a diminuir. Surgem tendências como a inovação, otimização de processos, sustentabilidade, a Construção 4.0: uma nova era cheia de novas tecnologias que traz naturalmente um aumento de competitividade, produtividade e ainda a redução de custos.
A relevância deste setor para o desenvolvimento económico e social é indiscutível, mas da mesma forma, é também responsável por impactos ambientais relevantes. Assim, a Construção Sustentável surge como uma abordagem para a minimização dos impactos ambientais 360º, tanto na obra como no projeto final, privilegiando a digitalização, a descarbonização da economia e a economia circular.
Quando falamos de sustentabilidade na Construção Civil, a tecnologia tem um papel vital, com novas tendências de IA (Inteligência Artificial) e BIM (Building Information Modelling) a surgir. Mas também com soluções tecnológicas como um Software dedicado, é possível otimizar processos, reduzir desperdícios com uma gestão eficiente dos recursos e assim, promover a sustentabilidade:
Gestão eficiente de recursos: com um software de gestão que controle a obra de A a Z é possível perceber, ao longo da obra, os recursos que estão a ser utilizados de forma a evitar desperdícios e diminuir a produção excessiva de resíduos; avaliar o desempenho energético; identificar pontos de melhoria e assim, tomar decisões informadas, reduzindo custos. Da mesma forma, a gestão eficiente de Recursos Humanos é fundamental neste setor: com recursos não qualificados, a probabilidade de erro durante a obra aumenta exponencialmente, podendo levar a um aumento significante de utilização dos recursos materiais.
Planeamento e otimização de projetos: com recurso à tecnologia é possível realizar uma análise precisa e detalhada dos projetos, otimizando assim a distribuição dos espaços, a utilização de materiais e a eficiência energética da obra.
Aumento da eficiência e produtividade: com um controlo global das obras em curso, as construtoras conseguem aumentar a produtividade dos recursos humanos qualificados e assim aumentar a eficiência e rapidez na gestão de obras, de forma a evitar falhas e o consequente aumento dos impactos ambientais, quer seja pelo prolongamento da obra ou mesmo pelos gastos na correção de erros.
Eliminação do papel: parte da transformação digital é também a digitalização de processos. Ter as ferramentas tecnológicas integradas permite uma comunicação ágil, integrada e rápida, eliminando por completo a circulação de papel.
Com várias obras para gerir ao mesmo tempo, o foco na individualidade de cada uma torna-se muito mais complexo, refletindo de imediato no impacto ambiental das mesmas com maiores desvios nos materiais e orçamentos previstos. O planeamento de todas as intervenções desde as técnicas de construção, os materiais e as tecnologias mais adequadas a utilizar é fundamental pata uma obra sustentável.
Com o Primavera Construction, consegue ter uma visão 360º de cada uma das suas obras, com um acompanhamento detalhado de todos os custos, materiais e respetiva rastreabilidade, promovendo uma gestão mais eficiente dos resíduos e reutilização dos materiais.
Na Inovflow, enquanto Cegid Premium Partners temos mais de 12 anos de experiência em implementação e desenvolvimento de software no setor da construção civil, com uma equipa sénior com competências técnicas, funcionais e setoriais, para adaptar a melhor solução à realidade do seu negócio.
Fale connosco e aposte na sustentabilidade do seu negócio!
Comments are closed.